ENQUADRO 2

 

Enquadro é uma crônica ilustrada dos bairros de São Paulo, pelo cotidiano dos seus habitantes. “Personagens anônimos que contam através de sua existência a alma dos bairros desta cidade são o mote para esta HQ Urbana, as redes não virtuais entre personagens reais.”

Um processo coletivo, que reúne cerca de 100 artistas, entre eles grafiteiros, artistas plásticos, fotógrafos, videomakers, roteiristas, montadores de cinema, produtores musicais, djs, produtores, figurinistas e atores. Todos reunidos para contar, desenhar, esculpir, fotografar, gravar, editar, costurar, interpretar, uma única história.

criação e realização: casadalapa e aliados

casadalapa: Achiles Luciano, Aleksei Abib, Alessandra Domingues, André Collazzi, Fernando Coster, Julio Dojcsar, Maysa Lepique, Newber Machado, Pedro Noizyman, Rafaella Costa, Sato, Silvana Marcondes, Simon Simantob, Thiago Dottori, Will Robson, Willem Dias, Zeca Caldeira

Aliados: Alexandre Marcondes, André Montenegro, Carlota Joaquina, César Meneghetti, Cristóbal Diez, Daniel Greco, Daniel Scandurra, Denise Pinto, Ding Musa, Duílio Punky, Edna Aguiar, Fabiana Prado, Fábio Correa, Geandre Tomazzoni, Helena Ramos, Hideki, Laís (porta-bandeira), Lucienne Guedes, Lea Van Steen, Lígia Jardim, Magrela, Marcel Albert, Marcelo Souza, Marie Hippenmeyer, Marina Novaes, Mundano, Ozi, Paik, Pedro Guimarães, Raphael Garcia, Tuca Paoli, Tuco, Till Erdmann, Ulisses Dias, Valeria Boa Sorte, Vera Esteves, Wagner Mazola, Zito, Treme Terra, Cia.Linhas Aéreas, Turma 44, 8º Batalhão, Unidos de Sta. Bárbara.
Realizado em 2010.

ENQUADRO EPISÓDIO II: THIAGUINHO DA REDENÇÃO

O conceito do projeto Enquadro, desde a sua criação, prevê a continuidade e experimentação. Trata-se, na verdade, de uma série composta por diversos capítulos; cada capítulo retrata um drama específico e representativo da vida de um personagem e de seu espaço.

O conjunto dos personagens retratados no Enquadro compõe um grande painel da cidade e de seus bairros: como se o “espírito” de uma rua fosse materializado em grafite, foto, filme, música. Em diversas pessoas, em muitos lugares.

A nossa idéia de continuidade é ainda mais específica: os personagens estão todos conectados. As vezes em tramas sutis, outras vezes através de ligações mais fortes. Esse foi o caso do segundo capítulo da série: Tiaguinho da Conceição.

Tiaguinho é filho de Domingas. E aqui, no Enquadro II mostramos o que aconteceu depois que Tiaguinho desapareceu da vida de Domingas. E ainda as causas do seu desaparecimento.

A criação desse personagem está diretamente ligada a um lugar: o barracão de uma pequena escola de samba, localizado embaixo de um viaduto em Itaim Paulista. Nossa série foi para dentro da zona Leste, para contar o que aconteceu com esse personagem. Foi lá que trabalhar, gravamos, grafitamos com a participação dos moradores e artistas da região. Seja através de entrevistas documentais, seja através da ação direta nas intervenções.

Participaram desse processo mais de 100 artistas. Foram convidados 2 grupos de grafite, 8º Batalhão e Turma 44 e mais de 20 grafiteiros, além de 2 grupos de teatro atuantes no Itaim, Primeiro Comando Teatral e Grupo Teatral da Loucura. A escola de samba Unidos de Santa Bárbara conquistou um espaço privilegiado na história. O grupo de circo Linhas Aéreas mudou a caracterização de um grupo de personagens. A pixação foi usada como linguagem. Também a fotografia stop motion e projeções sobre a cidade. O samba se misturou com o grupo afro Treme Terra. E no cortejo final, vários moradores se misturaram aos artistas.

O filme deste enquadro foi realizado através do Rumos Cinema e Vídeo – Filmes e Vídeos experimentais, do Itaú Cultural

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s